03 September 2010

News from the front

Antes de atirar com todos os Diários de Bordo atrasados para o blog e dar a conhecer os meus trabalhos mais recentes, tenho que mostrar o que esteve na origem de muitas demoras a actualizar o blog.


Como já tinha dito, passei 3 semanas na Dinamarca a trabalhar no Bang & Olufsen Innovation Camp 2010 no programa Conceptual Design and Development of Innovative Products num ambiente espectacular. 6 grupos de estudantes de 6 universidades de 6 países (Portugal, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, República Checa, Polónia) reunidos com um único propósito: criar produtos inovadores para uma marca onde inovação é o pão nosso de cada dia.
 
3 semanas na sede da empresa numa cidade chamada Struer, onde há sol das 4 às 23h (muitas insónias nos primeiros dias). A cidade em si era bem pequena (20 mil habitantes?) com apenas 5 bares para visitar à noite e o comércio ao fim-de-semana fechava às 13h. O tédio meus amigos, o tédio... O tédio que só chegou no último dia e meio quando toda a gente se tinha ido embora e os tugas tinham queimar tempo até à hora do vôo.

As actividades foram excepcionais. Não havia tempo para respirar com excursões às vilas nos arredores, museu local, praias, monumentos, ainda tivemos direito a uma visita a Aarhus onde nos mostraram a sede da Vestas, empresa líder no ramo das eólicas, e o Innovation Lab (o meu novo emprego de sonho), uma empresa não lucrativa que identifica e analisa as próximas tendências culturais, tecnológicas e sociais. 

O trabalho foi muito bem delineado por parte da B&O. Adquiri-se um ritmo de trabalho tal que no final parecia impossível termos criado um protótipo funcional em tão pouco tempo. O resultado deste trabalho foi também uma patente! Primeira vez que a empresa regista uma ideia de um grupo de estudantes. Infelizmente por razões legais não posso falar do produto mas isso não impediu os jornalistas que estiveram presentes no último dia de escreverem uns artigos onde descrevem com algum detalhe o produto que o meu grupo fez.

Deixo-vos com alguns links de jornais onde poderão encontrar detalhes sobre o este Summer School e os produtos produzidos. A maioria está em dinamarquês mas experimentem o tradutor do Google que funciona surpreendentemente bem quando se selecciona Dinamarquês -> Inglês: MyNewsDesk, Ingeniøren, Politiken, DR, FyensFlatpanels HD, BeoPhile, Engineering College of Aarhus (estes três últimos em inglês) além de uma reportagem televisiva para a TV2, um canal regional, onde se podem ver alguns dos protótipos.

No final ainda tivemos direito a uma prenda, o produto mais barato do catálogo deles, uns auscultadores que custam a módica quantidade de 150 a 200€. Valem todos os cêntimos pois tem uma qualidade de som do c@r@lho! Aliás, todos os produtos desta marca têm uma qualidade extraordinária. O problema é ter carteira para eles...


-  -  -


Este é muito provavelmente um dos meus últimos posts em português. Recebo visitas de estrangeiros no blog graças à entrevista ao Pat Mills que entretanto alguém adicionou à sua página da Wikipédia e se isso chamar atenção de editores para o meu trabalho, é preferível que eles entendam o que escrevo.
Como já devem ter reparado, o blog lavou a cara e a acompanhar a mudança de visual, vai também sofrer alterações na "programação". Ficar-me-ei pelos Diários de Bordo e Sketchs Amealhados (assim que descobrir um sítio para fazer upload das imagens) servindo mais para divulgação do meu trabalho. Isto não quer dizer que volta e meia não divulgue algo que tenha lido que tenha que partilhar convosco.

3 comments:

Z! said...

Hey Diogo! So para te dar uma dica: O photobucket funciona muito bem para fazer uploads. Tenho a minha conta á 3 anos e aqui ainda nem vai a um quarto da capacidade!

celtic-warrior said...

Ya é verdade. Qualquer coisa, fazes um host no imageshack e depois copias o link para o uploader do blogger.

DC said...

Obrigado. Vou investigar um pouco a ver se arranjo algum sítio com boa capacidade e que seja grátis.